quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Cientistas descobrem o maior planeta do Universo


Um grupo de cientistas descobriu o maior planeta do universo, 70% maior que Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar.


Segundos os cientistas, este planeta, baptizado de TrES-4, é uma bola gigantesca constituída principalmente por hidrogénio, 20 vezes maior que a Terra, com uma temperatura de 1.260 graus Celsius e circunda uma estrela na Constelação de Hércules, a 1.400 anos-luz.
O planeta, de extrema baixa densidade, foi descoberto pelo Lowell Observatory em conjunto com o California Institute of Technology’s Palomar Observatory e telescópios colocados as Ilhas Canárias , Espanha.
“Provavelmente não existe uma superfície plana no planeta”, afirmou Georgi Mandushev, um dos investigadores do Lowell Obervatory, acrescentando que “afundar-nos-íamos nele”.
Os cientistas estão ainda a trabalhar na hipótese de existirem mais planetas na mesma constelação.
Para Mandushev, o principal responsável pelo artigo a anunciar a descoberta, publicado segunda-feira no Astrophysical Jornal Letters, “é possível! Não sabemos o que acontece lá. É possível existir lá outro planeta, o que seria incrível”.
O planeta foi sinalizado pela primeira vez na Primavera de 2006, tendo a descoberta sido confirmada mais tarde por cientistas da Universidade de Harvard e do W.M. Keck Observatory, no Hawai.
O nome deste novo planeta advém de ‘Trans-Atlantic Exoplanet Survey’ (TrES), que é o nome do projecto que agrupa os cientistas autores da descoberta, e o número 4 por tratar-se do quarto planeta que o grupo de astrónomos descobre.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: